Forte terremoto de 7.0 sacode o Atlântico Sul

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram um violento terremoto de 7.0 graus de magnitude ocorrido no oceano Atlântico sul as 04h27 pelo horário de Brasília (25/11/2013).

O poderoso tremor teve seu epicentro estimado a 10 km de profundidade, sob as coordenadas 53.88S e 54.88W. O mapa abaixo mostra a localização do epicentro.

Quake of 6.6 magnitude strikes South Atlantic

Considerando a magnitude e a baixa profundidade em que ocorreu o evento, este tremor tem potencial suficiente para causar pesados danos e vítimas fatais caso tenha ocorrido abaixo de locais populosos.

Um terremoto de 7.0 graus de magnitude libera a mesma energia que 24 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 474.330 toneladas de TNT.

O Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, com sede no Havaí, afirma em um boletim que “apesar da potência do terremoto, não existe uma ameaça de tsunami amplo e destrutivo”.

Mas afirma que existe “uma pequena possibilidade de tsunami local ou regional”, que poderia afetar as costas “localizadas a poucas centenas de quilômetros do epicentro do tremor”.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia.


Fonte: Apolo11

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s