Empresa Conclui Retirada de Primeiros Bastões de Combustível Nuclear de Fukushima!

Foto divulgada pela Tepco em 18 de novembro mostra um tanque de combustível nuclear sendo erguido e transportado por funcionários.  (Foto: AFP Photo/Tepco)

Um tanque de combustível nuclear sendo erguido e transportado por funcionários. (Foto: AFP Photo/Tepco)

TÓQUIO, 21 Nov – A empresa operadora da usina nuclear japonesa de Fukushima, destruída por um terremoto e um tsunami em 2011, concluiu nesta quinta-feira a remoção dos primeiros bastões de combustível que estavam em um tanque de resfriamento de um reator danificado, numa rara boa notícia nos esforços para o controle do local.

As 22 cápsulas sem uso, contendo cada uma 50 a 70 bastões de combustível, foram transferidas em um trailer para um tanque mais seguro, após uma operação de quatro dias, disse a empresa Tepco em nota.

A Tepco ainda terá de retirar outras 1.500 peças, quebradiças e potencialmente danificadas, do instável reator número 4. Essa operação é parte das primeiras etapas do processo de desmontagem da usina. A empresa prevê que a remoção dos bastões levará um ano, mas alguns especialistas acham esse prazo otimista demais.

Seja como for, trata-se de uma operação urgente. Os bastões estão armazenados a 18 metros de altura, num edifício que entortou após a catástrofe e corre o risco de desabar em caso de novo terremoto.

A retirada das cápsulas de combustível é vista como um teste para a capacidade da Tepco de desmontar a usina — uma tarefa que pode custar dezenas de bilhões de dólares e levar décadas.

O barril contendo 22 barras de combustível no prédio do reator No. 4 em um trailer, é movido a partir do prédio do reator para outro prédio, onde a piscina de combustível comum está localizada. (Reuters / Kyodo)

A retirada foi realizada embaixo d’água. Se as cápsulas fossem expostas ao ar ou se quebrassem, enormes quantidades de gases radioativos poderiam ser liberadas na atmosfera. Cada peça pesa cerca de 300 quilos e tem 4,5 metros de comprimento.

A Tepco iniciou a operação na segunda-feira, usando um guindaste para puxar lentamente as cápsulas para fora das prateleiras submersas, e em seguida colocando-as num pesado caixão de aço, concebido para blindar os operários da radiação durante a operação.

   

A transferência ocorreu três dias após a Tepco iniciar a remoção das mais de mil unidades de combustível da piscina no edifício do reator 4. (Foto: Kyodo)

A estrutura foi transportada para um edifício que abriga o tanque comum da usina, o qual não foi danificado no acidente de 2011, segundo a Tepco.

A empresa disse que vai avaliar o processo desta semana antes de remover uma nova leva.

A retirada do combustível usado dos outros reatores da usina, onde os níveis de radiação são muito superiores por causa das fusões no núcleo, será algo ainda mais desafiador.

Fontes:

http://intellihub.com/2013/11/21/nuclear-engineer-on-fukushima-like-pulling-cigarettes-from-a-crumpled-pack/

http://rt.com/news/fukushima-nuclear-fuel-rods-072/

http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE9AK01W20131121#

2 comentários sobre “Empresa Conclui Retirada de Primeiros Bastões de Combustível Nuclear de Fukushima!

  1. Republicou isso em Wcc Brasile comentado:
    A necessidade de um comite mundial de cientistas em Fukushima, e uma regulamentação mundial que proiba construção e existencia de usinas nucleares enquanto pode-se construir usinas saudáveis como solares, eólica e hidrelétricas, faz-se de extrema urgência para sobrevivência do Planeta Terra.

    Até quando permitiremos que os lucros exorbitantes de poucos destruam e matem toda forma de vida na Terra? Radiação causa morte e cancer de pele. CAusa mutação e deformidades no feto. E pode continuar contaminando o ambiente por mais de 100 anos. Todo o lixo radioativo é jogado irresponsavelmente nos oceanos, sem saber das consequencias a longo prazo.

    É uma situação inadmissível, até porque o próprio Japão acaba de provar que um país pode ser provido somente por usinas de energia natural. Isso chega a ser insanidade. Usinas de enrergia atomica nuclear, projetadas para vazar radiação e gerar contaminação no ambiente, e detritos radioativos jogados nos oceanos, são simplesmente uma insanidade aceita por todos nós.

    É hora de dizer CHEGA!

    Por uma energia limpa! Sem sangue humano, sem crimes contra o Planeta. Sem irresponsabilidades.

  2. Pingback: Wcc Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s