Satélite de 1 Tonelada está prestes a cair e pode ser no Brasil!

As últimas modelagens de reentrada espacial feitas pelo Apolo11-Satview mostram que a sonda europeia GOCE deve cair na Terra antes do dia 12 e provocar uma grande chuva de fragmentos em um local ainda não determinado. Os números apontam para reentrada entre domingo e segunda-feira.

A GOCE descreve uma órbita quase circular ao redor da Terra a cada 89 minutos. Em uma semana a sonda caiu cerca de 100 km, baixando de cerca de 220 km de altitude para os atuais 110 km observados atualmente.

Essa é uma altitude extremamente crítica já que o arrasto na alta atmosfera é bastante intenso e age como uma espécie de freio. Como consequência do arrasto a sonda perde velocidade, condição fundamental para mantê-la em orbita em uma altitude segura. Em poucos dias a velocidade do objeto não será mais capaz de mantê-la em orbita e a GOCE cairá.

Rastreio e Previsão

Nos últimos 30 dias o Apolo11-Satview passou a monitorar de perto as condições de reentrada e durante esse período a previsão de queda variou entre os dias 9 e 12 de novembro. No entanto, na última semana os cálculos praticamente excluíram o dia 12 como data fatídica enquanto o dia 9 só aparece em condições muito especiais, quando um valor mais alto para o fluxo solar é introduzido na modelagem.

Assim, crescem as chances da reentrada não controlada ocorrer entre domingo e segunda-feira, dias 10 e 11 de novembro.

Modelagem realizada nesta manhã de quinta-feira aponta para reentrada na manhã de domingo, às 06h46 BRT, com a sonda atingindo a altura crítica sobre o mar glacial Ártico, acima da Sibéria. A margem de erro é de 8 horas.

Como amplamente informado pelo Apolo11, naves em processo de reentrada não se comportam como satélites em órbitas estáveis e diversos fatores passam a interferir no movimento do objeto, principalmente a atividade solar, além das anomalias gravitacionais e climáticas. Assim, diversas modelagens precisam ser feitas até a reentrada ocorrer e quanto mais perto do momento, mais precisas se tornam as previsões.

A sonda

A GOCE mede cinco metros de comprimento e pesa 1.2 tonelada e devido à sua órbita altamente inclinada poderá cair em qualquer lugar da Terra, inclusive no Brasil. Grande parte da estrutura será consumida em chamas, mas pedaços maiores poderão atingir a superfície.

Passagem da sonda GOCE sobre o Sudeste do Brasil

Antes de cair, a sonda deverá fazer algumas passagens sobre o território brasileiro, uma delas visível nesta sexta-feira as 20h51 sobre SP, RJ e MG se as condições do tempo ajudarem. Outra passagem visível ocorrerá no dia 11, segunda-feira, às 20h53, caso a sonda ainda esteja em orbita.

Entretanto, como a GOCE está em processo de reentrada os horários informados podem sofrer alterações de alguns minutos, por isso aconselhamos aos interessados a consultar diariamente da previsão em nosso site Satview.org

Para acompanhar a previsão de reentrada, acesse SATVIEW.ORG

Aguarde os próximos capítulos!

  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s