Monsanto, Pepsi e cia, Gastam Milhões para Impedir a Rotulagem de Transgênicos!

Em 05 de novembro, eleitores irão às urnas no estado de Washington para aceitar ou rejeitar a iniciativa I-522, que obriga os fabricantes a rotularem os alimentos geneticamente modificados.

Os defensores da iniciativa I-522 argumentam que é uma questão de transparência, e que os consumidores têm o direito de saber se o produto que você compra contém OGM ou não. Além disso, não deixam de salientar que, produtos transgênicos são prejudiciais ao corpo humano ou animal e, também causam problemas ambientais.

Os opositores à medida, liderados pelo Grocery Manufacturers Association (GMA, sigla em Inglês), afirmam que não há nada de prejudicial sobre a ingestão de alimentos geneticamente modificados e consideram que a iniciativa é “errada”. Eles também argumentam que tal medida acarretaria prejuízos para a agricultura e um aumento dos preços. 

“Dezenas de milhares de comidas e bebidas teriam que ser rotuladas exclusivamente para o estado de Washington e também os produtos chegariam às prateleiras dos supermercados com preços altos”, disse o porta-voz da GMA, Brian Kennedy em um comunicado, acrescentando que, se aprovada a medida, “vai aumentar em centenas de dólares por ano o custo dos alimentos para uma família média de Washington”.

Enquanto isso, ambos os lados, a favor e contra, já investiram US $ 28 milhões em campanha, mas a maior parte do dinheiro (US $ 22 milhões) vem dos grupos que se opõem à aprovação da lei. Apenas a GMA Association, agindo em nome de mais de 300 empresas de comida e bebida, levantou cerca de US $ 11 milhões para parar o I-522. Empresas como a PepsiCo, General Mills, Nestlé e Monsanto, são os principais contribuintes dos fundos. Apenas a Monsanto contribuiu com mais de cinco milhões de dólares.

“Essas empresas investem o dinheiro desesperadamente até o último momento, para tentar ‘comprar’ estas eleições”, disse à Reuters Liz Larter, o porta-voz da campanha “Yes 522” (Sim à I-522).

Fontes:

http://www.gmwatch.org

http://www.centerforfoodsafety.org

http://www.foodinsight.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s