Terremoto de Magnitude 7,3 Abala o Japão, Há Ameaça de Tsunami!

[Imagem: 7highres_00000402667333.jpg]

Um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu esta sexta-feira o nordeste do Japão.

Segundo a Administração Nacional de Meteorologia do país, o epicentro do terremoto localizou-se a leste da prefeitura de Fukushima, a 320 quilômetros da costa. O epicentro dos abalos se encontrou a uma profundidade de 10 quilômetros.

Foi emitido um aviso de tsunami de cerca de um metro de altura. Os funcionários da usina nuclear japonesa em emergência Fukushima 1 começaram a evacuação.

Os fortes abalos foram sentidas em toda a ilha principal japonesa de Honshu e em Hokkaido.

Alerta de tsunami é ampliado após terremoto em Fukushima.

[Imagem: tsunami_nordeste_japao_NHK.jpg]

O alerta de tsunami emitido para Fukushima, devido ao terremoto que atingiu o nordeste do Japão, foi ampliado para as províncias de Iwate, Miyagi, Ibaraki e Chiba.

De acordo com a NHK, algumas localidades já estão sendo atingidas pelas ondas, que podem alcançar até 1 metro de altura.

O terremoto, que marcou 4 graus na escala japonesa de intensidade 7, ocorreu às 02h10 deste sábado (data local).

Fontes:

http://www.mundo-nipo.com/ultimas-notici…-fukushima

http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_10_2…nami-6863/

Forte terremoto atinge o Japão e gera alerta de "pequeno" tsunami

Tremor de magnitude 7.3 ocorreu na costa da ilha de Honshu. 

Ondas entre 20 e 50 cm, em média, foram observadas em partes da costa nordeste do país. Em seguida, as autoridades retiraram o alerta de tsunami.

A magnitude do tremor, no entanto, ainda não pode ser afirmada com exatidão, já que cada serviço meteorológico ou geológico informa um número diferente. Enquanto a Agência Meteorológica do Japão aponta que o tremor foi de 7,1 graus – depois de ter informado inicialmente que se tratava de 6,8 -, o Serviço Geológico dos Estados Unidos afirma que o tremor teve magnitude de 7,6.

Segundo informações não há relatos de danos a Usina de Fukushima, mas a companhia operadora da usina informou nesta sexta-feira que está tomando medidas especiais para evitar incidentes ante a previsão de fortes chuvas trazidas pela aproximação do tufão Francisco, que deve passar neste sábado ao sul do arquipélago.

http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/…aRCRD.html

http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=16&id=62976

Ordem para evacuar central de Fukushima após sismo

Ordem para evacuar central de Fukushima após sismo

O instituto geológico norte-americano registou um sismo de 7,3 de magnitude na região de Fukushima, no Japão. A central nuclear foi evacuada e houve um alerta de tsunami, já levantado.

O sismo teve lugar às 3h10 locais (18h10 de Lisboa) e teve epicentro a 10 quilómetros de profundidade e a 320 quilómetros de Ishinomaki, cidade localizada na província de Miyagi a cerca de 120 quilómetros de Fukushima.

A região de Fukushima foi a mais afetada por um sismo que ocorreu a 11 de março de 2011 e que provocou danos na central nuclear que lá funciona. Por isso, após o sismo de hoje, houve ordem para evacuar a central nuclear. Segundo a estação de televisão NHK, não há registo de anomalias na central.

Após o sismo foi emitido um alerta de tsunami, tendo-se registado depois uma pequena vaga de 30 centímetros na região de Miyagi. Os habitantes das regiões da costa foram aconselhados a deslocarem-se para zonas mais altas. Cerca das 20h00, o alerta de tsunami foi levantado.

De acordo com o Centro de alertas de tsunami do Pacífico, o sismo teve uma intensidade de 7,5 de magnitude, mas o Instituto de Geofísica Americano avança que teve 7,3.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3497999&seccao=%C1sia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s