“Human Brain Project” Diz estar Preparando um Computador “igual” o Cérebro Humano!

“Human Brain Project” junta 135 instituições científicas e organismos governamentais de todo o mundo numa iniciativa que movimenta cerca de 1.6 mil milhões de dólares (1.2 mil milhões de euros).

O lema da corporação responsável pelos robôs assustadoramente ‘reais’ de “Blade Runner”, “more human than human” (mais humanos que os humanos), é uma das representações mais duradouras do poder da inteligência artificial. Retirando as conotações negativas do filme, é para aí que se caminha com a construção do computador mais rápido do mundo, equivalente a um cérebro humano.
Denominado de “Human Brain Project”, trata-se de uma iniciativa que junta 135 instituições científicas e organismos governamentais de todo o mundo num investimento tecnológico que ronda os 1.6 mil milhões de dólares (1.2 mil milhões de euros).
Este supercomputador terá uma velocidade mil vezes superior aos mais rápidos da atualidade e a ideia é que funcione tal qual o cérebro humano, desde aprender e pensar, passando por ouvir e ver, num processo que os responsáveis pelo projeto estimam que possa durar uma década.
“Conhecidos fabricantes de supercomputadores, como a IBM, a Cray, a Intel ou a Bull têm o objetivo de construir a próxima geração de máquinas até 2020. Estamos confiantes que vamos ter as componentes necessárias para esta iniciativa”, afirmou o diretor do projeto, Henry Markram, citado pelo “Mashable”.
Tudo para aumentar cada vez mais a percepção do cérebro, numa iniciativa que pretende ter implicações além das tecnológicas, uma vez que uma simulação desta magnitude pode conduzir a novos métodos para curar determinadas doenças, por exemplo.
Fonte: Expresso
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s