Especialistas Afirmam: Sismo e Tsunami irão Matar Milhares em Portugal!

Os maiores especialistas portugueses em sismos avisam que Portugal pode sofrer, a qualquer momento, um terremoto e um tsunami semelhantes aos que vimos no Japão e que vai matar dezenas de milhares de pessoas porque o país não está preparado. A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, num documento que a TVI teve acesso, avisa que em Portugal nem sequer os hospitais estão preparados para um sismo.

Portugal sofreu em 1755 um terremoto de magnitude 8,5 a 9, semelhante ao do Japão. E é uma certeza científica que vai repetir-se a qualquer momento. “Pode ser amanhã, pode ser depois de amanhã. É errado pensar que só será em 2755” disse à TVI Maria Ana Viana Baptista, geofísica, disse à TVI.

 O Laboratório Nacional de Engenharia, em 2005, previu que o grande terremoto vai matar entre 17 mil e 27 mil pessoas, mas essa estimativa peca por defeito. O grande problema está na falta de resistência da maioria dos edifícios portugueses, ao contrário do que acontece no Japão, explica Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico.

“Conhecendo a cidade de Lisboa, receio que possamos ter riscos acentuados em mais de 50 por cento dos edifícios da cidade”, disse João Appleton, engenheiro civil.

Para o economista António Nogueira Leite, um sismo “teria um impacto na economia portuguesa equivalente a um ano de criação de riqueza”.

As políticas de controle da qualidade da construção e os planos de reabilitação urbana têm ignorado a maior ameaça que paira sobre a economia e a vida dos portugueses.

O Algarve, o Litoral Alentejano e a grande Lisboa, serão gravemente afetados pelo sismo que pode acontecer a qualquer momento. Como no Japão, as zonas costeiras e as margens do Tejo vão voltar a sofrer o impacto mortífero de uma onda gigante.

Em Julho de 2010 todos os partidos votaram, por unanimidade, uma recomendação ao governo, para que se crie com urgência um plano nacional com vários pontos decisivos: redução da vulnerabilidade sísmica das infra-estruturas hospitalares, escolares, industriais, governamentais, de transportes, energia, património histórico e zonas históricas dos núcleos urbanos. A resolução recomendava ainda ao governo o reforço do controle da qualidade dos edifícios novos e a obrigatoriedade de segurança estrutural anti-sísmica nos programas de reabilitação urbana.

Oito meses depois, o governo não fez nada: limitou-se a propor um modelo de seguros, para indemnizar os prejuízos materiais dos sismos. A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, num parecer enviado ao parlamento, reagiu com indignação: “A opção do governo é ineficiente, eticamente condenável porque não se preocupa com a segurança da vida humana e contraria a resolução da Assembleia da República”.

A verdade é esta: quando o sismo chegar, a Assembleia da República vai ficar de pé, porque recebeu obras de reforço anti-sísmico. Mas os principais hospitais de Lisboa, por exemplo, deverão colapsar.

Fonte: TVI

Anúncios

4 comentários sobre “Especialistas Afirmam: Sismo e Tsunami irão Matar Milhares em Portugal!

  1. Sonhei com sol vermelho vindo em direcao ao planeta terra e pensando ser o nosso sol e vi que era menor e vermelho entao procurei o nosso sol e achei ele ao lado. E o sol vermelho vindo a nos desteuir. E ouvi uma voz dizendo: nao tenha medo… o a destruicao acontecerar e me perguntou tem medo… respondir que sim. Pois pesei como eu ira encarar aquela situacao… mais depois do susto respondi… seja feito a vossa vontade e. Fim.

  2. NEstou perplexo ate’ agora com o sonho, pois nao e facil rever o sonho do planeta vermelho opaco com cores pretas aqui e ali nele. Coisa horrorosa vindo no horizonte crescendo a nossa direcao. E so’ dava para pensar que vai bater. E’ o apocalipse. Quando eu cai embaixo das rodas trazeira do onibus… deu pra luz divina me salvar… mais essa e’ pra salvar diferente. E’ pra salvar desse mundo cruel e porisso e’ destruir esse mundo e tudo em sua falta e fazer um novo mundo com os escolhidos e os ruins vao ficar de fora. Entao o que esta’ escrito no apocalipse ja’ e’. Isto e’: ja’ e’… e’ antes de acontecer. E’ a certeza dos fatos e sei que quando fiz uma concha com as minhas maos … apareceu um imagem do luficer… o cara era feio como um diabo. Cabeca de bode com olho grande redondo e com seu 2 chifres acima da orelha e 2 grandes na testa. E todo peludo o bode. Anda bem que so apateceu a cabeca. E me deu uma ira danada dele. Entao se existe ele… existe o apocalipse tbm. E se exite ele… existe o controle da eleite e dos governo mundial atraves dele tbm. Entao ja’ deve ter estrela grand brilhando em nossa direcao. Ao por do sol deve dar ora ver. E’ so olhar entre o sol e a lua. E nao e’ venus nao… deve ser algo diferente do normal. E no novo mundo so’ entra quem tem amor ao proximo. Quem dar apoio a vida, quem que viver obedecendo a DEUS. Que quer viver na igualdade. Que nao pensa que e’ mais rico e poderoso doque os outros. E sim quem pode trabalhar pro bem estsr de todo. Entao pros poderoso e maldoso… adeus mundo de voces. Entao essa terra santa… os poderoso da terra vai ficar sem esse sem nenhum. So’ os bons filho de DEUS. Viverar. E fim.

  3. Depois do sonho de ver um planeta vermelho , muito maior doque a lua e de tao grande o bicho que dava pra ver o contorno do planeta e nao so’ o circulo que da pra ver da lua. E dava para ver em 3 dimensoes… entao eu olho pro ceu depois do sonho e me pergunto: que estrela e’ essa no por do sol grande e brilhante que manda uma luz laranja, amarela e azul ao mensmo tempo. Os raios se dividem nessas cores. E as nuvens sao luminados nas cores laranjas. Sera essa estrela e’ o planeta vermelho do meu sonho. E se for esse tal de ison… ele entao vai passar mole mole pelo sol. Pois se ele e’ esse planeta quente… tipo um sol chamuscado… entao logico que quente por quente ele sobrevive mole mole . E vem que vem pra cima da terra. E deve ser muito maior que nos . Aquela estrela ali no por do sol deve ser a mesma que esta’ contornando o nosso sol tbm. Nesses dias. Portanto deve ser o ison.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s