ALERTA VERMELHO: Tufão Aproxima-se do Japão e Pode Afetar a Central Nuclear em Fukushima!

Um tufão, descrito como “o mais forte nos últimos 10 anos”, aproxima-se do Japão e pode, de acordo com especialistas, afetar a central nuclear em Fukushima.
Com ventos de cerca de 200 quilómetros por hora, o tufão Wipha será o maior a atingir o arquipélago na última década. Por isso a central nuclear, Fukushima implementou medidas preventivas antes da sua chegada na quarta-feira, disse a agência AFP .
A operadora da central, Tokyo Electric Power (TEPCO) vai cobrir parcialmente os prédios dos reatores atómicos, máquinas e instrumentos utilizados para desmantelar a central.
“Sempre que necessário, estamos preparados para transferir a água para outros depósitos”, bem como para abrir as válvulas para reduzir possíveis inundações causadas pelo tufão, o vigésimo sexto que assola Japão este ano, disse Mayumi Yoshida, um porta-voz da TEPCO .
Segundo as previsões, o fenómeno vai atingir a área fora da zonz metropolitana de Tóquio durante a madrugada de quarta-feira. Mais tarde, chegará à costa de Fukushima, onde a central nuclear danificada pelo tsunami provocado peloo terramoto de 11 de março de 2011.
Segundo a Agência Meteorológica Japonesa, Wipha também vai causar fortes ondas e até 400 milímetros de chuva em várias partes do país.
“Este é o mais forte tufão em 10 anos que atravessa a região de Kanto [Tóquio e áreas vizinhas]”, disse o meteorologista Hiroyuki Uchida, da Agência Meteorológica Japonesa.
Além disso, as autoridades advertiram que o tufão pode afetar substancialmente o transporte público em muitas partes do país durante a manhã. Antes da chegada do Wipha à ilha principal, o serviço meteorológico declarou alerta vermelho.
No início deste mês, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe pediu mais ajuda internacional para conter a crise nuclear em Fukushima, onde luta para parar de vazamento de água radioativa ao realizar seu desmantelamento.
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s