Os Perigos de um Abrigo Subterrâneo!

Quando começamos a pesquisar sobre abrigos de emergência, o que nos vêm à mente é aquele “bunker” subterrâneo. Não culpo ninguém por isso, afinal, onde quer que vejamos as pessoas estão sempre discutindo somente este tipo de proteção.

Não quero entrar no mérito de como construir o melhor abrigo, porém hoje lhes trago alguns perigos de se confiar em um recuo subterrâneo.

Inundações: Se as portas e paredes do seu abrigo não forem projetadas para serem à prova d’água, em um cenário de crise como tempestades ou até mesmo rompimentos de barragens e afins, você pode acabar com seu único ponto seguro inundado  ou pior, com você afogado dentro.

UmidadeSe seu abrigo não estiver devidamente construído, após alguns meses poderá desenvolver mofo e começar a cair aos pedaços devido a umidade que virá do solo em volta. Nada pior do que abrir a porta do abrigo para se entocar e ver as paredes verdes.

Incêndios: Se seu abrigo ficar diretamente abaixo de sua casa você deve tomar cuidado especial com incêndios. Se o agressor em questão não conseguir entrar em seu abrigo e decidir incendiar a casa acima de você, provavelmente você fritará exatamente como se estivesse em um forno.

Fumaça: Uma das técnicas muito usadas em guerras era a de “esfumaçar” os ocupantes de um abrigo para forçá-los a sair ou morrerem asfixiados. Se a sua porta não for selada e sua entrada de ar for descoberta, qualquer fogueira com folhas verdes e plástico pode acabar enchendo seu bunker de fumaça e lhe obrigado a abandonar o local.

Corte de suprimentos: Já vi muitos bunkers que usam água encanada diretamente da rua ou dependiam de encanamentos para conectar o reservatório ao abrigo. O problema é que se os canos entupirem/quebrarem/enferrujarem com o tempo (ou outros fatores), você ficará sem acesso ao que estiver fora do abrigo. Toda água e comida têm de estar no mesmo ambiente em que você está.

Bloqueio da entrada: Há a possibilidade de que em cenário de crise algum objeto caia sobre a porta de entrada e impossibilite a saída dos ocupantes. Se seu bunker estiver abaixo de sua casa e esta desabar, você estará preso para sempre. Se estiver no quintal e uma árvore cair em cima, terá o mesmo destino…. e assim consequentemente. A melhor alternativa para contornar a situação é instalar uma saída de emergência ou opcional.

Propensão ao cerco: Agressores podem muito bem montar acampamento na porta de seu abrigo e esperar você sair implorando por comida ou água. É imprescindível que seus estoques sejam longos o suficientes para que os agressores desistam.

Anulamento tático: A partir do momento que você entrou no seu abrigo e trancou a porta, o mundo lá fora vira um mistério. Enquanto você está lá dentro, pode haver um tanque de guerra se preparando para explodir sua porta que você nem ao menos saberá. Diferente de outros abrigos, o subterrâneo elimina suas chances de reagir a um ataque visto sua posição defensiva limitada. Para resolver isso, pode-se criar a entrada em “L”, muito usada em bunkers da segunda guerra mundial, porém o investimento será bastante alto.

Dificuldade de sigilo: Este serve para os outros tipos, mas vale salientar aqui. Como você vai explicar para o pedreiro/construtora para que quer um buraco no chão com paredes e tetos reforçados e encanamento independente da casa? A não ser que você construa o abrigo sozinho, terá de pensar na possibilidade que em caso de crise o pedreiro que rebocou as paredes pode aparecer na sua casa querendo entrar no seu bunker.

Enfim, poderíamos pensar em vários outros pontos de fraqueza de um abrigo subterrâneo. Eu pessoalmente acredito que é válido sim possuir um bom bunker embaixo da terra, mas o consideraria como o último dos últimos recursos… quando todo o resto deu errado. Se observar na história humana, os castelos e bases de defesa militares sempre adotaram locais mais altos, onde podiam ver tudo que está acontecendo a sua volta e ter a vantagem tática se houver combate.

A diferença entre bunker e cripta é bastante pequena.

E vocês, acham que é válido ter um abrigo subterrâneo? Qual a visão que vocês possuem disso?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s