Greenpeace – Ambientalistas ou Terroristas Ecológicos?

A detenção e prisão de ativistas do Greenpeace, que tentaram invadir a plataforma Prirazlomnaya, causaram uma enorme polêmica na Rússia e no exterior. Muitos especialistas duvidam da adequação e altruísmo dessa organização internacional.

A posição dura das autoridades russas causou diferentes reações da opinião pública mundial. A imprensa ocidental desenvolveu uma ruidosa campanha em defesa do Greenpeace. Mas muitos especialistas (sem falar já de pessoas simples) qualificam as ações dos ativistas como extremismo ecológico. Eis como o redator-chefe do jornal Morskoi byulleten, Mikhail Voitenko, encara a situação:

“Todos temiam relacionar-se com o Greenpeace, começando por corporações e terminando com países inteiros. Mas ele se chocou com quem não os teme. E agora colhe seus frutos. Estou certo de que a maioria esmagadora dos ativistas e membros das tripulações dos navios Greenpeace não sabem das possíveis consequências jurídicas dessas ações. Eles não entendem isso. E ninguém os advertiu a respeito. Agora eles serão um pouco mais inteligentes. Naturalmente que lá não há qualquer pirataria. Mas do ponto de vista da lei isto pode ser perfeitamente qualificado de pirataria.”

Ministra finlandesa procura evitar demissão por apoiar Greenpeace

Deve-se admitir que os ativistas do Greenpeace com bastante frequência estiveram em situações desagradáveis. Mas da maioria das situações eles saíram com bastante facilidade. O principal tema da campanha informativa antirrussa tornou-se justamente a punição exagerada, na opinião da mídia ocidental. Fala o politólogo Serguei Mikheev:

“A campanha em torno das ações do Greenpeace tem um caráter preconcebido. Tentam apresentar o Greenpeace como combatentes altruístas pela natureza, e o Estado russo – como sufocador da liberdade. Mas na realidade o Greenpeace é uma organização duvidosa, que com frequência usa métodos ilegais. Sendo que nos mais diferentes países do mundo. E com muita frequência cai, por isso, sob o golpe da lei. No total é quase uma organização extremista. Houve casos em que as ações desempenharam seu papel em jogos econômicos e políticos sujos.”

Tem um ponto de vista análogo o especialista argentino no campo da economia e energia, doutor em economia, Carlos Andrés Ortiz:

 “Este foi um verdadeiro ataque à plataforma russa, os ativistas agiram de forma muito grosseira e provocativa. Dando às coisas seus verdadeiros nomes trata-se de “terrorismo ecológico”. Os ativistas do Greenpeace interessam-se muito mais pela repercussão social, que eles, aliás, conseguiram. Infelizmente, não é evidente para todos que por traz disto estão interesses geopolíticos de grandes jogadores internacionais, interesses aos quais serve com prazer o Greenpeace. Isto é compreensível, considerando como é bem pago este trabalho.”

Devemos admitir que os ecologistas radicais realizam semelhantes ações não apenas em relação a objetivos russos. Mas isto não retira do Greenpeace as suspeitas de ligação política, diz o diretor do Instituto de Planejamento Estratégico e Prognósticos, doutor em ciências política, Alexander Gusev:

“Aqui não há nada de extraordinário. Semelhantes ações são promovidas praticamente em todo o mundo.E a Rússia aqui não é exceção. Entende-se que esta é a posição deles. Deve-se admitir isto. Por outro lado compreende-se que por trás de suas ações estão determinadas forças políticas e econômicas, que de fato os manipulam.”

Na opinião de Alexander Gusev, todo o barulho na imprensa ocidental é ditado pelo fato de que os ecologistas receberam uma resposta perfeitamente séria por suas ações. Naturalmente que há muitos problemas na proteção do meio ambiente, diz o especialista, mas ainda assim é necessário chamar a atenção para os problemas ecológicos por outros métodos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s