Liga de Metal Recém-Descoberto Pode Mudar de Forma Para “Sempre”!

Uma equipe de cientistas de materiais da Universidade de Minnesota descobriu  uma liga metálica que pode reorganizar sua estrutura cristalina quase indefinidamente sem danos.

A substância, feita de uma mistura de zinco, cobre e ouro, faz parte de uma família de metais conhecidos como marensites, que têm a capacidade de lembrar o seu formato e voltar a ele depois de ter sido alterado.

Quase todos os metais de martensite são feitos de uma mistura de níquel e titânio e têm encontrado aplicações em diversos campos, incluindo a indústria aeroespacial, a geração de energia e da agricultura. No entanto, ao longo do tempo se acumulam tensões no interior ao separá-las, então elas devem ser substituídas.

A liga recém-descoberta pode mudar entre estados dezenas de milhares de vezes, sem danos internos apreciáveis, abrindo um leque de possibilidades. “O verdadeiro avanço é fazer com que as transformações reversíveis poderem ser aplicadas em muitas situações”, Richard James, um dos autores do estudo, disse à BBC .

“Você poderia fazer dispositivos que convertem calor em eletricidade diretamente. Eles poderiam usar o calor residual de computadores e telefones celulares para recarregar a bateria e torná-los mais eficientes. ”

A tecnologia será agora aplicada para criar uma família de sólidos cerâmicos que também podem mudar de forma.

Fonte: wired.co.uk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s