Paquistão: Primeiras Imagens Capturadas pela NASA sobre a Nova Ilha que surgiu no Mar da Arábia!

O devastador terremoto de magnitude 7,7 que atingiu o Paquistão 24 de setembro de 2013, não só trouxe centenas de mortes, mas também mudou o mapa do país. A nova ilha surgiu no Mar da Arábia, de uma milha da costa.

O satélite da NASA gravou a nova formação rochosa, a cerca de 250-300 metros de comprimento e 100-120 metros de largura e está localizada na baía de Paddi Zirr. Dezenas de paquistaneses já desembarcaram na ilha, que se eleva a cerca de 20 metros acima da água.

“O que emergiu da água não é uma coisa pequena, mas algo enorme”, disse um morador da cidade vizinha de Gwadar “, é um pouco incomum, e também dá um pouco de medo, porque de repente surgiu algo enorme “.
A ilha já apareceu em cerca de 380 km do epicentro do terremoto e é visível a partir dos mapas de satélite, onde em abril passado mostra apenas a superfície do mar. A ilha foi dado o nome de árabe Zalzala Island, que significa “terremoto”.
Segundo os cientistas, a nova atração de Zir Paddi Bay é apenas uma pilha de lama, areia e rochas que estão em alta devido à pressão do gás no subsolo. Um porta-voz do Serviço Geológico dos Estados Unidos, Bill Barnhart, afirma que este tipo de fenômeno é facilitado pelas características do solo local, constituída por camadas de areia e gás metano, dióxido de carbono e outros gases.
“Quando as ondas sísmicas (ie, terremoto) interrompem essa camada, os gases e fluidos vem à superfície, empurrando pedras e lama. “Esperávamos que a ilha permanecerá em seu local atual para cerca de um ano e depois vamos ver o dissipador de novo.”
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s