Explosão de meteorito gerou anel de poeira em torno da Terra (vídeo)

rússia, meteorito, chebarkul, chelyabinsk© EPA

A explosão do famoso meteorito de Chebarkul na atmosfera gerou um rastro de poeira que se espalhou por todo o globo e só se dissipou passados três meses, concluíram especialistas da NASA.

Segundo dados recebidos de um satélite da agência espacial dos EUA, a nuvem de centenas de toneladas de poeira espacial criada pela explosão do meteorito de 11 toneladas no céu sobre Chelyabinsk, se estendeu em seguida para leste a uma velocidade de mais de 300 km por hora.

Conforme relatou na quinta-feira o jornal The Washington Post, em apenas quatro dias o turbilhão de poeira rodeou completamente todo o Hemisfério Norte. Seus traços podiam ser observados na atmosfera de todo o planeta ainda durante muito tempo.

O meteorito de cerca de 17 metros de diâmetro entrou na atmosfera da Terra no dia 15 de fevereiro deste ano, e se desintegrou num grande número de fragmentos, a maioria dos quais caíram no território da região de Chelyabinsk. Segundo estimativas de astrônomos, ele se tornou o maior corpo celeste que caiu na Terra desde o meteorito de Tunguska (1908).

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_08_16/Explosao-de-meteorito-de-Chebarkul-gerou-anel-de-poeira-global-em-torno-da-Terra-8473/

Anúncios

Um comentário sobre “Explosão de meteorito gerou anel de poeira em torno da Terra (vídeo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s